![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJ0BLXh3MBk3uyexK3ubyj3943wdajH5wTbCDKTQ4iBbwb3oMpbcmCUQxiAuWU_GCdvtDaCXxx4OkBs7Ruf77bokAnsAF-08LNrzxP93ZIjyijSTAsbOSTqmjTVd9d8CdTI4K7yVQ34w2B/s320/devania+027.jpg)
"Boca de velho fede, mas palavra dele cheira".
Fiquei em dúvida sobre com qual iniciar a sessão, mas resolvi iniciar com este que era um dos preferido da dona Benedita e que com certeza me marcou muito, talvez porque ele se refira a importância de valorizarmos o conhecimento, experiência e a sabedoria dos "mais velhos", nossos pais, avós, tios. Pensamos que não, mas eles sabem que quando jovem muitas vezes ignoramos suas palavras e ensinamento, porque os julgamos ultrapassado ou simplesmente, porque queremos desafiá-los mostrando que somos capazes. Que o mundo é outro e seus ensinamentos já não se aplicam mais. E o mais óbvio, eles já foram jovens também, é claro.
Então nesse sentido, esse ditado vem no sentido de nos alertar de uma forma simples, sobre quão prejudicial pode ser a nossa arrogância. Nos mostra que que inteligência não é sabedoria, e tão pouco tem a ver com arrogância. Ao contrário, sabedoria tem a ver com experiencia, humildade e caráter. Coisas que a idade, e a experiencia vivida nos ensina. Em outras palavras é uma forma de nos dizer que a suposta inteligência, esperteza e soberba da juventude pode até nos ajudar a ganhar a vida, mas são as lições das experiencia vividas, a sabedoria, humildade e honestidade que nos fará viver nossa vida com alegria. Usufruir de bons momentos, Nos trará paz a alma e coração.
Enfim, esse ditado nos alerta para o fato de que o essencial não é a aparência, o essencial vai além disso. E infelizmente, o que é essencial e importante nem sempre é o que se mostra mais fácil, bonito e agradável.
Bem, por hoje é isso. Espero um dia chegar a esse nível de discernimento, sabedoria e simplicidade.
Bem, por hoje é isso. Espero um dia chegar a esse nível de discernimento, sabedoria e simplicidade.
Comentários
Postar um comentário