![]() |
Foto: André Alves - Papai e eu |
É realmente incontestável o saber que "os antigos" de comunidades tradicionais e indígenas sabem sobre o sol, a terra, água e o comportamento das plantas, animais e insetos em detrimentos da incidência desses elementos.
Quero registrar aqui com muito orgulho que meu pai, seu Germaninho é um exímio sábio. Um homem de "pouca leitura", mas de muito conhecimento e sabedoria sobre o mundo e os seres a sua volta. Um homem que entende e sabe diferenciar o som dos bichos e das aves em cada ocasião e principalmente sabe olhar as horas pelo sol independente da época do ano.
Um homem, que desde muito cedo aprendeu a se orientar pelo astro rei para não se perder na mata enquanto abria estradas, ou extraía poaia ou seringa.
Um homem, que desde muito cedo aprendeu a se orientar pelo astro rei para não se perder na mata enquanto abria estradas, ou extraía poaia ou seringa.
Na minha infância nos nosso isolamento de tecnologia, energia e infra-estrutura, papai , sempre muito observador, calado e ao mesmo tempo atento a tudo a sua volta nos orientava se haveria muito ou pouco sol naquele dia, ou muito ou pouca chuva naquele ano. Mas principalmente, nos alertava, sobre a necessidade das roupas de frio limpas quando os poucos dias inverno se aproximavam.
Ele dizia que para saber, basta observar o comportamento dos bichos e principalmente dos insetos e aves. Não consegui aprender tanto quanto ele, mas sobre a chuva aprendi algo que não falha nunca: Sempre que cupins com asas saem durante a chuva é porque a chuva demorará provavelmente o dia todo, logo apos os cupins os animais e aves começam a sair em busca de comida: porco, galinha, vaca, cavalo, bem-te-vi, etc. É como se os cupins os alertassem.
Devo confessar que ver os cupins voando me deixava as vezes me deixava em desespero, pois significava que era um dia dentro de casa sem sair. Mas as vezes, a presença dos cupins com asas também era sinal de logo as lagoas estariam cheias e consequentemente, em breve poderíamos lavar a louça, tomar banho, brincar e pescar na lagoa. Tudo que crianças amam de paixão.
Comentários
Postar um comentário